FBVA2.png
placa preta.png
FBVA2.png

                              CERTIFICADO DE ORIGINALIDADE
 
 
A expedição do certificado de originalidade se dá após a aprovação do veículo na vistoria, na qual o veículo deve obter pontuação igual ou superior a 80% dos pontos.

                            ORIENTAÇÕES APÓS A OBTENÇÃO DO CERTIFICADO

 

            O proprietário que tiver seu veículo aprovado na vistoria, realizada pela AAVi, receberá no prazo aproximado de 30 dias, o certificado de originalidade do veiculo, emitido pela Federação Brasileira de Veículos Antigos.

            O certificado será emitido em 3 vias:

            Uma é a via do proprietário, outra via deverá ser entregue ao DETRAN (para emissão da guia para confecção da placa preta e alteração no document do veículo, incluindo a observação “veículo de coleção” e a terceira deverá ser entregue ao Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA/MG, caso o proprietário tenha interesse na isenção do IPVA.

                                                      PROCEDIMENTO JUNTO AO DETRAN/MG

            De posse do Certificado de Originalidade, é necessário procurar uma das unidades do DETRAN para retirar a autorização para confecção da nova placa em um dos fabricantes credenciados pelo DETRAN/MG.

           

           O proprietário deverá retornar, com a placa ao DETRAN/MG, para que o veículo passe pelo processo de vistoria. Agora de posse do laudo da vistoria, documento do veículo, e o pedido de alteração de categoria (http://www.detran.mg.gov.br/veiculos/emplacamento/veiculo-de-colecao), deve se dirigir ao balcão de atendimento da unidade do DETRAN/MG.

                                                      PROCEDIMENTO PARA ISENÇÃO DO IPVA

 

            O proprietário deve dirigir-se pessoalmente ou enviar via Correios à sede do IEPHA/MG, os seguintes documentos:

 

1 – Certificado de Originalidade do veículo (original)

2 – Documento do veículo (cópia autenticada) - ticada)

4 – Comprovante de residência do proprietário (cópia e no máximo de 2 meses)

5 – Endereço eletrônico (E-mail) para ser encaminhado o DAE

 

            O endereço do IEPHA/MG é:

 

                       Rua Aimorés, 1697, Funcionários – Belo Horizonte/MG,

                       CEP 30.140-071

 

            e o telefone de contato para dúvidas é (31) 3235-2877.

            O IEPHA/MG recebendo o documentação, enviará para o email informado pelo proprietário, o Documnento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 15,00.

            Efetuado o pagamento da DAE, o proprietário deve respoder o email enviado pelo IEPHA/MG, anexando a cópia do comprovante de pagamento da DAE.

            Após o recebimendo do comprovante de pagamento, o IEPHA/MG enviará ao proprietário, via Correios, a Declaração de Valor Histórico de Veículo que deverá ser apresentado juntamente com o documento do veículo, na Unidade de atendimento da Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), no município de emplacamento do veículo para comprovar a situação de isenção.